Confira propostas de campanhas da vereadora Marcela Trópia que já foram cumpridas

vereadora marcela trópia sorrindo com bandeiras do brasil e da prefeitura de belo horizonte de fundo

Depois de completar 2 anos como vereadora de Belo Horizonte, Marcela Trópia inicia seu 3º ano de mandato comemorando conquistas que foram prometidas na época da campanha.

 

Resumo da matéria:

  • Entregas do mandato para a educação
  • Entregas de eficiência e transparência da gestão pública
  • Liberdade para empreender e trabalhar: defesa da pauta por Marcela Trópia

 

Educação para formar líderes

Na campanha, Marcela Trópia prometeu que iria trabalhar para uma educação de qualidade em Belo Horizonte, por isso, começou o mandato cobrando da Prefeitura o básico: reabrir as escolas em meio ao período de pandemia.

Além disso, seu mandato somou algumas vitórias importantes:

 

Mutirão oftalmológico

Destinações de R$ 1,3 milhão de emenda parlamentar para realizar exames de vista nas crianças e adolescentes dentro das escolas públicas. 

De fato, uma grande conquista para 100 mil alunos do ensino fundamental que vão ser atendidos com exames de vista até o final do ano. 

Confira a matéria que mostra tudo sobre o Mutirão Oftamológico.

 

Educação baseada em dados

Segundo Marcela Trópia, vereadora de BH, “não dá para fazer educação sem dados e evidências, como acontece hoje na cidade”. 

Por isso, Marcela apresentou o Projeto de Lei Transparência nas Escolas, que pretende instituir política de dados abertos das escolas públicas da cidade. 

 

Eficiência e transparência da gestão pública

Outra proposta da campanha da vereadora Marcela Trópia foi trazer mais transparência para o setor público, pois ela estimula a eficiência e garante a prestação de contas para o cidadão. 

Confira as conquistas de Marcela Trópia nessa área:

 

PL Transparência nos Empréstimos da Prefeitura 

Em seguida, em 2021, a vereadora do NOVO em BH, junto com outros colegas do legislativo da capital mineira, vetaram um empréstimo de R$ 1 bilhão pedido pelo ex-prefeito Alexandre Kalil que não apresentava justificativa ou previsão de pagamento. 

No entanto, para evitar episódios como esse, Marcela Trópia e outros vereadores apresentaram um PL para criar regras na contratação de empréstimos pela Prefeitura. 

O projeto já foi aprovado e sancionado como lei pelo prefeito.

 

 

Lei BH de Olhos Abertos 

Diante da falta de transparência e das decisões autoritárias da Prefeitura de Belo Horizonte durante a pandemia, a vereadora apresentou projeto para garantir a divulgação de dados de interesse público. 

Por fim, o PL já foi aprovado e sancionado como lei pelo prefeito.

Confira a matéria sobre a Lei

 

Liberdade para empreender e trabalhar: grande foco da Vereadora Marcela Trópia

Desburocratização foi uma pauta que a vereadora defendeu ostensivamente durante a campanha que viria a ganhar, garantindo uma cadeira legislativa em Belo Horizonte em 2020.

Para Trópia, o foco aqui tem sido reduzir a burocracia que dificulta a vida do belo-horizontino cidadão e empreendedor. 

Assim sendo, segundo Marcela Trópia, as conquistas foram as seguintes:

 

 

Frente Parlamentar pela Desburocratização

Como resultado do trabalho,  formou-se a Comissão Especial de Desburocratização, uma das propostas de campanha. 

Formado por vereadores de diversos partidos, o projeto reuniu 75 demandas enviadas pela população para apresentar 17 soluções para os problemas identificados. 

 

 

PL que barra projetos que gerem custo para o cidadão

Ademais, outra proposta de campanha já cumprida foi a aprovação, em primeiro turno, do projeto de lei para exigir análise de impacto para propostas que gerem custos para o cidadão ou para negócios.

 

 

Concessões de parques e campos

Marcela Trópia  defendeu a facilitação da concessão de espaços públicos para a iniciativa privada na cidade, com o propósito de garantir que os parques e campos ficassem cada vez mais bem cuidados e atrativos para a população. 

Confira artigo em que Marcela Trópia defende a pauta das concessões

 

“O trabalho está longe de acabar. Nosso projeto de construir a BH dos sonhos segue a todo vapor. Ainda temos 2 anos pra fazer muito mais”, afirma Trópia.

A vereadora do Novo em BH produziu um relatório do trabalho dos primeiros 2 anos do seu mandato. Acesse o documento clicando no link.

 

Veja também

Vereadora Marcela Trópia - Partido Novo

Av. dos Andradas, 3100, Gabinete B308

Santa Efigênia, BH/MG

Email: contato@marcelatropia.com.br

Telefone: (31) 3555-1168 / (31) 97177-8112 (WhatsApp)