Depois de completar 2 anos como vereadora de Belo Horizonte, Marcela Trópia inicia seu 3º ano de mandato comemorando conquistas que foram prometidas na época da campanha.
Resumo da matéria:
- Entregas do mandato para a educação
- Entregas de eficiência e transparência da gestão pública
- Liberdade para empreender e trabalhar: defesa da pauta por Marcela Trópia
Educação para formar líderes
Na campanha, Marcela Trópia prometeu que iria trabalhar para uma educação de qualidade em Belo Horizonte, por isso, começou o mandato cobrando da Prefeitura o básico: reabrir as escolas em meio ao período de pandemia.
Além disso, seu mandato somou algumas vitórias importantes:
Mutirão oftalmológico
Destinações de R$ 1,3 milhão de emenda parlamentar para realizar exames de vista nas crianças e adolescentes dentro das escolas públicas.
De fato, uma grande conquista para 100 mil alunos do ensino fundamental que vão ser atendidos com exames de vista até o final do ano.
Confira a matéria que mostra tudo sobre o Mutirão Oftamológico.
Educação baseada em dados
Segundo Marcela Trópia, vereadora de BH, “não dá para fazer educação sem dados e evidências, como acontece hoje na cidade”.
Por isso, Marcela apresentou o Projeto de Lei Transparência nas Escolas, que pretende instituir política de dados abertos das escolas públicas da cidade.
Eficiência e transparência da gestão pública
Outra proposta da campanha da vereadora Marcela Trópia foi trazer mais transparência para o setor público, pois ela estimula a eficiência e garante a prestação de contas para o cidadão.
Confira as conquistas de Marcela Trópia nessa área:
PL Transparência nos Empréstimos da Prefeitura
Em seguida, em 2021, a vereadora do NOVO em BH, junto com outros colegas do legislativo da capital mineira, vetaram um empréstimo de R$ 1 bilhão pedido pelo ex-prefeito Alexandre Kalil que não apresentava justificativa ou previsão de pagamento.
No entanto, para evitar episódios como esse, Marcela Trópia e outros vereadores apresentaram um PL para criar regras na contratação de empréstimos pela Prefeitura.
O projeto já foi aprovado e sancionado como lei pelo prefeito.
Lei BH de Olhos Abertos
Diante da falta de transparência e das decisões autoritárias da Prefeitura de Belo Horizonte durante a pandemia, a vereadora apresentou projeto para garantir a divulgação de dados de interesse público.
Por fim, o PL já foi aprovado e sancionado como lei pelo prefeito.
Liberdade para empreender e trabalhar: grande foco da Vereadora Marcela Trópia
Desburocratização foi uma pauta que a vereadora defendeu ostensivamente durante a campanha que viria a ganhar, garantindo uma cadeira legislativa em Belo Horizonte em 2020.
Para Trópia, o foco aqui tem sido reduzir a burocracia que dificulta a vida do belo-horizontino cidadão e empreendedor.
Assim sendo, segundo Marcela Trópia, as conquistas foram as seguintes:
Frente Parlamentar pela Desburocratização
Como resultado do trabalho, formou-se a Comissão Especial de Desburocratização, uma das propostas de campanha.
Formado por vereadores de diversos partidos, o projeto reuniu 75 demandas enviadas pela população para apresentar 17 soluções para os problemas identificados.
PL que barra projetos que gerem custo para o cidadão
Ademais, outra proposta de campanha já cumprida foi a aprovação, em primeiro turno, do projeto de lei para exigir análise de impacto para propostas que gerem custos para o cidadão ou para negócios.
Concessões de parques e campos
Marcela Trópia defendeu a facilitação da concessão de espaços públicos para a iniciativa privada na cidade, com o propósito de garantir que os parques e campos ficassem cada vez mais bem cuidados e atrativos para a população.
Confira artigo em que Marcela Trópia defende a pauta das concessões
“O trabalho está longe de acabar. Nosso projeto de construir a BH dos sonhos segue a todo vapor. Ainda temos 2 anos pra fazer muito mais”, afirma Trópia.
A vereadora do Novo em BH produziu um relatório do trabalho dos primeiros 2 anos do seu mandato. Acesse o documento clicando no link.