A partir da terça-feira (6/12/2022), escolas municipais de Belo Horizonte receberão um mutirão de consultas oftalmológicas que vai atender 100 mil alunos de 6 a 15 anos. A medida foi possibilitada por emendas parlamentares impositivas, indicadas pela vereadora Marcela Trópia.
“Antes da pandemia, mais de 20% dos alunos que desistiam de estudar tinham como causa os problemas de visão. Garantir atendimento oftalmológico aos estudantes pode mudar a história de vida dessas crianças e adolescentes”, destacou Trópia.
A vereadora, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Belo Horizonte, destinou mais de R$1.2 milhão para a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de custear o projeto.
Os alunos receberão exames de rastreamento ocular, por meio de teste de acuidade visual, e os que apresentarem problemas oftalmológicos serão encaminhados para consulta especializada com oftalmologista infantil.
A primeira etapa da ação foi o atendimento de 1 mil crianças e adolescentes que já aguardavam por consulta oftalmológica. Até 2023, todas as escolas da rede municipal receberão o mutirão.
A destinação de emendas para a área da educação demonstra o compromisso da vereadora com a pauta da educação. Ainda vamos enfrentar problemas que foram acentuados na pandemia por muito tempo, e medidas como essa são fundamentais para recuperar o aprendizado nas crianças.
Além da destinação de emendas, Marcela Trópia apresentou outros projetos de lei voltados para a educação.
No primeiro Plenário da Câmara de BH, em 2023, foi aprovado o PL Escola Feliz da vereadora. O projeto, que já foi sancionado pelo Prefeito, define princípios e diretrizes para a implementação de políticas públicas educacionais para combater a evasão escolar em Belo Horizonte.
A destinação das emendas e a aprovação do projeto demonstram o esforço da vereadora para combater a evasão escolar em Belo Horizonte.
Entenda mais sobre o projeto de lei Escola Feliz.
Para mais informações, acessar: