O projeto teve parecer favorável em todas as comissões e agora foi aprovado com 36 votos no primeiro Plenário do ano.
Na tarde desta quarta-feira (1), foi aprovado em primeiro turno o projeto de lei 432/2022, da vereadora Marcela Trópia. O projeto institui o Programa Escola Feliz que define 5 princípios e 15 diretrizes para a política pública educacional no município.
“O projeto Escola Feliz nasceu com o objetivo de combater o abandono e a evasão escolar, dois vilões da educação que se fortaleceram com a pandemia, mas ele vai além, tornando a escola mais atrativa para todos os alunos”, explica a vereadora.
Uma das diretrizes estabelecidas pelo projeto é a expansão do número de escolas com ensino integral. “Já é comprovado que o ensino em tempo integral contribui diretamente para a formação dos jovens, capacitando e tornando-os mais competitivos para o mercado de trabalho, por isso é fundamental expandir”, aponta Marcela.
Para tornar a escola mais atrativa, o projeto estabelece como diretriz a adoção de metodologias diversificadas. Por exemplo, o Projeto de Vida, que promove para os alunos discussões sobre seu futuro profissional e acadêmico, e o incentivo de escolhas certas (nudge), que podem ajudar na prevenção da evasão escolar.
O PL foi aprovado com 36 votos favoráveis, e obteve apenas 4 votos contrários e nenhuma abstenção. Como não recebeu emendas, a matéria está apta a ser anunciada para votação em 2º turno.