Projeto da vereadora Marcela Trópia contra evasão escolar foi aprovado em 1º turno na Câmara Municipal de BH

Marcela Trópia discursando

O projeto teve parecer favorável em todas as comissões e agora foi aprovado com 36 votos no primeiro Plenário do ano.

Na tarde desta quarta-feira (1), foi aprovado em primeiro turno o projeto de lei 432/2022, da vereadora Marcela Trópia. O projeto institui o Programa Escola Feliz que define 5 princípios e 15 diretrizes para a política pública educacional no município. 

“O projeto Escola Feliz nasceu com o objetivo de combater o abandono e a evasão escolar, dois vilões da educação que se fortaleceram com a pandemia, mas ele vai além, tornando a escola mais atrativa para todos os alunos”, explica a vereadora. 

Uma das diretrizes estabelecidas pelo projeto é a expansão do número de escolas com ensino integral. “Já é comprovado que o ensino em tempo integral contribui diretamente para a formação dos jovens, capacitando e tornando-os mais competitivos para o mercado de trabalho, por isso é fundamental expandir”, aponta Marcela.

Para tornar a escola mais atrativa, o projeto estabelece como diretriz a adoção de metodologias diversificadas. Por exemplo, o Projeto de Vida, que promove para os alunos discussões sobre seu futuro profissional e acadêmico, e o incentivo de escolhas certas (nudge), que podem ajudar na prevenção da evasão escolar.

O PL foi aprovado com 36 votos favoráveis, e obteve apenas 4 votos contrários e nenhuma abstenção. Como não recebeu emendas, a matéria está apta a ser anunciada para votação em 2º turno.

📷 Barbara Crepaldi / CMBH

Veja também

Vereadora Marcela Trópia - Partido Novo

Av. dos Andradas, 3100, Gabinete B308

Santa Efigênia, BH/MG

Email: contato@marcelatropia.com.br

Telefone: (31) 3555-1168 / (31) 97177-8112 (WhatsApp)