Foi aprovado nesta terça-feira (07), o requerimento para realização de audiência pública para discutir o combate à importunação sexual no Carnaval, na Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O pedido foi assinado pelas vereadoras Marcela Trópia (NOVO), Flávia Borja (PP), Cida Falabella (PSOL), Loíde Gonçalves (PODE) e Professora Marli (PP) e pelo vereador Rubão (PP).
A discussão proposta é fundamentada no fato de que a importunação sexual é uma das grandes preocupações em eventos que reúnem grande número de pessoas.
Segundo a Prefeitura, a expectativa é de que a cidade receba 5 milhões de turistas no evento deste ano. O Grupo de Combate à Importunação Sexual de Mulheres no Transporte Público, que é composto por agentes femininas da Guarda Civil Municipal, realizará intervenções educativas nos blocos.
Foram convidados para a audiência pública Genilson Ribeiro Zeferino, Secretário Municipal de Segurança e Prevenção; Gilberto Castro, Presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur); Daniela Lopes Coelho, diretora de Política para as Mulheres; comandante Júlio César de Freitas, da Guarda Civil Municipal; representantes da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais (LIEMG), da Liga Belorizontina de Blocos, da Liga Blocada e da Associação dos Blocos de Rua de Belo Horizonte (ABRA-BH); representantes da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher e Nathalia Damasceno Victor de Carvalho, Presidente da Comissão Mulher Advogada da OAB-MG.
A audiência pública está programada para a terça-feira (14), no Plenário Helvécio Arantes, na Câmara Municipal, às 13 horas.
Cidadãos que quiserem participar da discussão podem se inscrever pelo site da Câmara. Basta procurar o evento selecionando a data em que vai acontecer (14/02) ou através do órgão promotor, que é a Comissão de Mulheres.
📷 Beto Eterovick/G1