A evasão escolar sempre foi um problema no Brasil. Porém, o número de crianças que abandonou a escola na pandemia aumentou significativamente com o fechamento das escolas.
Por isso, a Vereadora Marcela Trópia do NOVO em BH apresentou o projeto de lei Escola Feliz, que foca em tirar o obstáculo da evasão do futuro dos estudantes. A Câmara aprovou o PL em 2º turno no Plenário da Câmara de BH.
A votação em 1º turno do projeto contra a evasão escolar aconteceu no primeiro Plenário do ano. No dia seguinte, em nova sessão, foi votado em 2º turno. A aprovação aconteceu pelo placar de 35 votos a favor e apenas 4 contrários, da bancada do PT e PSOL.
O projeto de Marcela Trópia define princípios e diretrizes para a implementação de políticas públicas educacionais para combater a evasão escolar em Belo Horizonte. Nesse sentido, a vereadora afirma que a aprovação do PL é o primeiro passo para a escola que sonhamos em BH.
O que o projeto propõe contra a evasão escolar
- Expansão do ensino integral;
- Aproximação da família das escolas;
- Ações de reforço de aprendizagem;
- Fortalecimento da busca ativa por alunos que abandonaram a escola.
A vereadora pontua que “é evidente a necessidade de se adotar medidas de curto e longo prazo para tornar o ambiente escolar mais atrativo aos estudantes e combater o abandono escolar que aumentou na pandemia”.
Nesse sentido, Marcela Trópia explica que o nome do projeto que combate a evasão escolar é uma representação do objetivo da proposta, que é construir escolas mais acolhedoras, modernas e atrativas para a comunidade escolar.
Além disso, a vereadora afirma que “focar na educação é a decisão mais inteligente para o futuro”. Também pontua que acredita no poder transformador da educação e que não podemos deixar a evasão escolar ser um obstáculo para a transformação.
Leia também: conquistas do mandato da Vereadora de BH Marcela Trópia
Foto: Ernandes/CMBH