Câmara realiza seminário sobre saúde da mulher e o combate ao câncer de mama

Na quinta-feira, dia 27, ocorreu na Câmara Municipal de BH, um seminário para promover debates com o tema: Autocuidado e saúde da mulher no enfrentamento ao câncer de mama.

A mesa foi composta pelas vereadoras Marcela Trópia (NOVO) e Fernanda Pereira Altoé (NOVO), Edneia dos Santos (Secretária Geral do CMBH), Felipe Veloso (médico da Sessão Médica da CMBH), Maria Luíza de Oliveira (presidente voluntária da Associação Pérolas de Minas), Márcia Cristina de Morais Avelar (diagnosticada com câncer de mama em Março de 2021) e Rejane Barbalho (Servidora da Escola do Legislativo da CMBH).

Em 2020, a quarentena, obrigou muitas mulheres a não saírem de casa, o que ocasionou uma queda de 1,7 milhões números dos exames preventivos da doença. No seminário, foi debatido sobre as formas de viabilizar os meios de consulta para a população e como eles têm um forte impacto na prevenção da doença.

O encontro também contou com conversas com médicos dando orientações de como se prevenir e relatos de algumas pessoas que já tiveram a doença. É o caso da Maria Luiza de Oliveira, presidente da Associação Pérolas de Minas, instituição que faz o acompanhamento de mulheres que possuem o diagnóstico do câncer de mama.

“Reuniões como essas são fundamentais para chamarmos atenção para um assunto que deve ser abordado com frequência, principalmente após um período em que tivemos uma queda tão expressiva no número de exames”, afirma Marcela Trópia.

Equipe Marcela Trópia

Veja também

Vereadora Marcela Trópia - Partido Novo

Av. dos Andradas, 3100, Gabinete B308

Santa Efigênia, BH/MG

Email: contato@marcelatropia.com.br

Telefone: (31) 3555-1168 / (31) 97177-8112 (WhatsApp)