A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara Belo Horizonte realizou uma audiência pública na última quarta-feira, (14), para discutir a promoção da inovação, empreendedorismo e a modernização do ambiente de negócios na cidade. Foi objeto da discussão o conjunto de 3 projetos de lei de iniciativa da vereadora Marcela Trópia, presidente da Comissão, que compõem o Pacote de Inovação que a vereadora propõe para a cidade.
O evento contou com a presença de Fernando Motta, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), ACMinas Jovem, Assespro, FAPEMIG, FIEMG,BH-TEC, Quasar Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes de Gestão, Câmara de Comércio de Israel e Escritório de direito DCOM.
Durante a audiência, a vereadora Marcela Trópia apresentou os três projetos de lei, que tratam sobre a municipalização do Marco das Startups, da criação de bolsas de estímulo e de bônus tecnológico para empresas e a regulamentação da Lei de Inovação Tecnológica.
Os convidados discutiram sobre a importância de facilitar o ambiente de negócios para empresas que investem em tecnologia e inovação. Guilherme da Cunha, Secretário Executivo da SEDE, destacou o Marco Municipal das Startups como iniciativa mais importante do pacote, por traçar fundamentos legais para a contratação de uma startup pelo setor público seja simplificada.
Além disso, Fábio Veras, Presidente Sindinfor/FIEMG, parabenizou Marcela Trópia pela iniciativa, ressaltou a consistência das proposições e afirmou que “talvez não exista no Brasil um município com uma proposta muito bacana”.
Os 3 projetos do Pacote de Inovação seguem em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte.