Marcela Trópia

A5DD2014-A5AC-409C-8FB9-C382C6F654DE 2

Meu nome é Marcela Trópia. Sou vereadora em Belo Horizonte (MG) e especialista em políticas públicas.

Me formei em Administração Pública na Fundação João Pinheiro e fiz pós-graduação em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Política (CLP), com módulo na Universidade de Oxford.

Em 2022, fiz o programa de pós-graduação de Liderança e Competitividade Global, oferecido pela Universidade de Georgetown (EUA).

Durante a campanha, minhas propostas se basearam em quatro temas principais: liberdade para empreender, educação para formar líderes, inovação da mobilidade urbana e eficiência da Câmara Municipal.

Na Câmara Municipal, sou a atual presidente da Comissão de Educação. Também fui a idealizadora e relatora da Comissão de Desburocratização para acabar com as burocracias no dia a dia do cidadão.

Defensora da liberdade!

Minha trajetória

2011
2013
2014
2014
2016
2017
2017
2018
2018
2018
2019
2019
2019
2020
2020
2020
2021
2021
2022
Tudo começou na escola
Fui aluna bolsista no Colégio Magnum, onde presidi o Grêmio Estudantil, participei do Parlamento Jovem e estive em simulações de debates do Congresso Nacional e das Nações Unidas. Foi lá que conheci a política e percebi o impacto que eu poderia ter na vida das pessoas.

Minha primeira graduação
Me formei em Administração Pública na Fundação João Pinheiro. Aprofundei meus conhecimentos sobre gestão e políticas públicas, aprendendo cada vez mais sobre articulação, negociação e tomada de decisão.



Aprendendo sobre liderança
Fui selecionada para participar do Programa de Líderes Estudar, sendo uma das primeiras bolsistas envolvidas com a política. Aprendi sobre os 7 valores de um líder transformador, que carrego comigo até hoje: Sonho Grande, Execução, Integridade, Gente Boa, Conhecimento Aplicado, Protagonismo e Legado.
Experiência na iniciativa privada
Tive a oportunidade de fazer um estágio na Falconi, uma das maiores empresas de consultoria em gestão no Brasil, que ajuda organizações privadas, públicas e do 3º setor a identificar e solucionar seus principais desafios. Aprendi sobre o método PDCA e sua utilização na elaboração de políticas públicas.
Minha primeira campanha
Aos 22 anos, disputei as eleições pela primeira vez. Me candidatei a vereadora em BH e conquistei 3.146 votos, sendo a cabeça da chapa. Consegui mobilizar centenas de apoiadores e voluntários para a campanha. Já defendia propostas de combate a privilégios e de processo seletivo para o gabinete.

ACMinas Jovem
Durante três anos, fiz parte da diretoria do Conselho Jovem da ACMinas. Neste período, conheci o dia a dia dos empreendedores do estado e as dificuldades que eles enfrentam com burocracias em BH. Foi lá que percebi que tinha muito a contribuir para simplificar a vida de quem trabalha e empreende na cidade.
Pós-graduação em Liderança e Gestão Pública
Logo depois de me formar na Fundação João Pinheiro, iniciei minha pós-graduação em Liderança e Gestão Pública, pelo Centro de Liderança Pública. Aprendi sobre os problemas mais urgentes no Brasil e construí uma rede sólida de líderes que atuam em diferentes áreas do setor público.
Partido Novo
O NOVO foi o partido que me senti mais confortável para defender as pautas liberais que sempre acreditei. Uma instituição sólida, que defende a liberdade, que acredita no indivíduo como agente de mudanças, que tem visão de longo prazo, com regras claras anticorrupção e que respeita o dinheiro do cidadão.
Universidade de Oxford
Um dos módulos da pós-graduação em Gestão Pública e Liderança do CLP foi realizado na Blavatnik School of Government, a escola de governo de Oxford. Tive a oportunidade de estudar com professores que são referência na área de administração pública e ter novas ideias para aplicar em BH.

Eleição de Tiago Mitraud
Coordenei a campanha vitoriosa do Tiago Mitraud, elegendo-o como o deputado federal mais votado do NOVO em Minas Gerais. Pude aprender muito com a liderança dele, além de entender as estratégias de uma campanha de sucesso.


Mandato de Guilherme da Cunha
Como coordenadora política do gabinete do deputado estadual Guilherme da Cunha (NOVO), participei da criação da Frente Parlamentar pela Desburocratização para combater burocracias que atrapalham o dia a dia dos mineiros. Também ajudei na criação do Liberta Minas, espalhando as ideias da liberdade por MG.
Movimento Livres em Minas
Coordenei o movimento do Livres em Minas Gerais e assumi o desafio de expandir esse movimento político que reúne pessoas que defendem a liberdade por inteiro ao redor do Brasil. Aprendi muito sobre o liberalismo e novas alternativas para solucionar os problemas do nosso país.

RenovaBR
Fui aprovada no processo de formação do RenovaBR, uma escola de educação política que prepara pessoas comuns de diferentes origens e ideologias para renovar a democracia brasileira. Fiquei entre os 500 alunos selecionados no módulo avançado.




Candidata a vereadora pelo NOVO
Fui aprovada no processo seletivo do NOVO para disputar o cargo de vereadora em BH. Sempre quis trabalhar por uma cidade do tamanho dos nossos sonhos e esse foi o mote principal da minha campanha. Ganhamos o prêmio de Melhor Campanha Digital Eleitoral e Melhor Campanha para Vereador do CAMP.
Selo Ideias Radicais
Durante o período eleitoral, recebi o apoio do Ideias Radicais. Este é um dos movimentos mais relevantes da defesa da liberdade no Brasil. Admiro muito o trabalho que eles fazem e me senti honrada em ter sido escolhida para fazer parte do time.



Eleição vitoriosa
Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, venci a corrida eleitoral. Fui eleita vereadora em Belo Horizonte com 10.741 votos, sendo a mais votada da bancada do NOVO. Essa foi a segunda vez que me candidatei a um cargo no legislativo municipal e consegui a 6ª maior votação da cidade, sendo a vereadora mulher mais jovem da cidade.
Fundação Lemann
Fui selecionada para a Rede de Líderes da Fundação Lemann, um grupo de pessoas que exercem liderança, com grande potencial de mudar o Brasil. Participar dessa rede significa muito para mim, já que eles atuam a partir de dois pilares: educação e liderança, pautas centrais do meu mandato na Câmara Municipal.

1º ano de mandato
Assumi a liderança da bancada do NOVO e fui eleita presidente da Comissão de Educação. Também propus a criação da Comissão de Desburocratização e foi a relatora das principais ações para combater burocracias na cidade. Fiscalizei as ações da Prefeitura e trabalhei para evitar o aumento de impostos na cidade.
Georgetown University
Fui selecionada para participar do programa de pós-graduação Global Competitiveness Leadership Program, oferecido pela Georgetown University (EUA), com bolsa oferecida pelo Instituto Ling. Apresentei o trabalho que tenho feito em BH para combater o abandono e a evasão escolar, além de ter me conectado com vários institutos liberais.

Princípios e valores

Conheça os princípios e valores que orientam meus posicionamentos:

Liberdade

Indivíduos devem ser livres para realizar suas escolhas, assumindo a responsabilidade das consequências. A interferência do Estado na vida das pessoas deve ser cada vez menor.

Transparência

A divulgação de dados claros no setor administração pública é fundamental para combater a corrupção, reduzir a ineficiência e garantir o direito do cidadão de fiscalizar o Estado.

Sustentabilidade

Reduzir os impactos ambientais negativos, sem impedir o desenvolvimento, é um desafio que permeia diferentes soluções para problemas urbanos e é uma premissa da construção de cidades resilientes.

Responsabilidade fiscal

Diminuir os gastos desnecessários da máquina pública é um dos fundamentos básicos para conseguirmos usar estes recursos naquilo que realmente impacta a vida do cidadão.

Redes que participo

O NOVO é um partido fundado por cidadãos ficha-limpa, que nunca haviam se envolvido com política e resolveram sair da indignação para a ação. Uma instituição com princípios, valores e visão de longo prazo, focada em construir um Brasil com mais oportunidades e menos privilégios.

O LIVRES é um movimento que defende o liberalismo econômico e social, que defende a liberdade por inteiro com informação de qualidade, formação de lideranças e apoio às reformas no Brasil. Ele defende propostas que visam a liberdade econômica, a desregulamentação e privatização das empresas públicas.

O RenovaBR é uma escola de formação política mantida por cidadãos comuns que acreditam em uma democracia mais saudável, participativa e representativa. Atuar de forma independente em meio aos inúmeros atores, agendas e demandas da política é condição essencial para o RenovaBR.

A RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade é uma organização apartidária que tem a missão de contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro e de disseminar o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na política.

A Fundação Lemann é uma organização que surgiu a partir do desejo de construir um Brasil mais justo e avançado. Ela atua com dois pilares estratégicos: Educação e Lideranças, duas frentes capazes de impulsionar nossa gente e gerar mudanças reais.

A Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Tem como objetivo disseminar uma cultura de excelência e alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados por meio da formação de uma comunidade de líderes.

O Conselho Empresarial de Jovens da ACMinas é uma entidade sem fins lucrativos que representa jovens empresários de Belo Horizonte. A organização promove a conexão entre pessoas e empresas através de encontros e palestras, incentivando a atividade empreendedora e fortalecendo o ambiente de negócios na cidade.

Fundado em 2015, o Ideias Radicais busca difundir o libertarianismo e ajudar a construir uma sociedade livre. Eles trabalham em cinco frentes: educação, desenvolvimento de lideranças, desenvolvimento da comunidade e apoio operacional de defensores da liberdade pensando em eleições, além de ativismo legislativo para buscar qualquer redução do estado possível.