Transparência

Transparência não é opção, é uma obrigação do Estado.

A divulgação de dados e informações relacionadas ao Poder Público deveriam ser feitas de forma simples, clara e objetiva, possibilitando ao cidadão fiscalizar e cobrar dos políticos o que tem sido feito pela cidade.

Nos últimos anos, as leis de acesso à informação trouxeram avanços para esse debate e instauraram uma série de sanções para quem não cumprisse com os princípios da publicidade e da transparência.

Essa é uma das principais formas de combatermos a corrupção e garantir que o dinheiro do cidadão pagador de impostos não esteja sendo utilizado para outros fins, que não na melhoria da cidade.

foto marcela plenario verde
Projeto de Lei

BH de Olhos Abertos

Uma das primeiras ações do meu mandato, foi protocolar o Projeto de Lei “BH de Olhos Abertos”.

Minha proposta estabelece medidas de transparência para o Poder Executivo em situações de emergência ou estado calamidade pública decorrentes de doenças contagiosas.

Durante a pandemia da Covid-19, nós vereadores e os cidadãos de Belo Horizonte não tivemos clareza nos dados divulgados pela Prefeitura, nem das ações que estavam sendo executadas.

Não tínhamos clareza sobre o número de leitos na cidade, sobre as vacinas adquiridas e aplicadas, muito menos sobre como as decisões de abertura e fechamento das escolas e do comércio

O projeto é mais um passo para evitarmos a desinformação e combatermos a falta de transparência da Prefeitura.

Bancada do NOVO

Plano de Integridade

Durante o primeiro ano do meu mandato, propus a criação de um Plano de Integridade para a Bancada do Novo na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

O documento foi construído com base nas práticas de compliance, utilizadas com frequência no setor privado, mas pouco aplicadas no setor público.

Muitos políticos vêm perdendo sua credibilidade devido ao aumento dos escândalos de corrupção, fraudes administrativas e desvio de recursos.

A transparência e a ética são frequentemente colocadas de lado, enquanto o ego e a politicagem assumem as cadeiras mais importantes da nossa cidade.

O Plano de Integridade da Bancada do Novo é uma forma de garantir a integridade e o respeito ao cidadão em todas as situações.

foto bancada novo bh 2