Dicas de uma Líder Estudar para quem quer entrar para o time - Marcela Trópia

Dicas de uma Líder Estudar para quem quer entrar para o time

Em 2014, após 1 ano da minha chegada à Fundação João Pinheiro (FJP), conheci uma série de oportunidades do mundo universitário trazidas por uma colega de curso, a Ana Flávia Ramos. Ela já era bolsista da Fundação Estudar e recomendou fortemente o programa de bolsas, hoje conhecido como Programa de Líderes. Me interessei muito pela ideia porque queria viver uma experiência de um intercâmbio, que era oferecido pela FJP à época.

Acabei decidindo ficar no Brasil, para participar das eleições de 2014, que foram fonte de fortes mobilizações ao redor do país. Percebi, inclusive, durante o processo seletivo, que meu sonho grande estava ligado à participação direta na política e que participar de uma campanha eleitoral seria uma experiência que me aproximaria dele. Essa já é uma primeira vantagem de participar do PDL: o autoconhecimento.

Durante o processo seletivo, fui entendendo mais sobre o que era essa comunidade cheia de gente boa e a cada etapa que eu passava, me sentia ainda mais desafiada a fazer parte do grupo de líderes. Na época eu ainda não sabia, mas a frase do Jorge Paulo Lemann de que gente boa atrai gente boa, já era algo que eu incorporava na minha vida e era por isso que eu queria estar ao redor de trajetórias tão inspiradoras.

Esse ambiente de tantos jovens de alta performance transformou a minha forma de tomar decisões e de estabelecer metas pessoais. A Fundação Estudar, sua comunidade e sua cultura nos incentivam a sonhar cada vez mais alto e a estabelecer objetivos ainda mais desafiadores. Te dou um exemplo: quando entrei, em 2014, eu decidi ser candidata à vereadora, mesmo com 22 anos e todos os motivos do mundo para prorrogar esse projeto. Porém, eu tinha colegas que estavam construindo aviões, clonando corações e empreendendo no mercado financeiro. Isso reforçou em mim um sentimento de que eu era capaz de sonhar mais alto.

O impacto dentro da Marcela era notório, mas não era só isso. Na Fundação Estudar, pude viver experiências de voluntariado, de facilitação, de gestão de comunidades e de como me relacionar em rede. E isso certamente fez minha carreira ser impulsionada!

Tive acesso a oportunidades de estágio e de emprego, a mentores, a pessoas incríveis dispostas a ajudar e a conversar sobre meus projetos e também conheci projetos muito criativos e inovadores.

Portanto, se você pensava em desistir do processo porque ele parece muito desafiador, quero te dizer que, independente do resultado, vai valer a pena. E seguem minhas dicas para você extrair o melhor das suas habilidades e da sua trajetória para o processo:

Faça um exercício de se conhecer

Relembre sua história ponto a ponto, de onde você vem, as tradições da sua família, os lugares que você já estudou, os projetos que se envolveu, os desafios que enfrentou e as soluções que você foi levado a criar para cada um deles. Entenda a partir da sua história no que você ébom, no que você entregou resultados e quais foram suas fraquezas e aprendizados ao longo do caminho. Pense em coisas concretas, independente se você as acha grandiosas ou não, eles estão preocupados em observar o que você foi capaz de realizar no seu contexto até hoje. Se agiu de forma protagonista, pró-ativa e com propósito.

Olhe para o futuro

Onde você quer chegar? Onde você se vê daqui a 5, 10, 30 anos? Tenha essas respostas estruturadas na ponta da língua. Avalie como passado e presente estão te direcionando para o futuro: Você vem fazendo algo que te leve até esse sonho? Está repetindo os mesmos erros que já cometeu em outras oportunidades? Tenha essa narrativa muito clara de quem você é e porque chegou até aqui, aonde quer chegar e o que tem feito hoje para atingir esse objetivo.

Entenda como você pode tornar a Fundação Estudar ainda melhor

Não olhe para a Fundação Estudar somente como uma organização que poderá te ajudar. Entenda como você, com suas experiências, pode participar e ajudá-la a crescer ainda mais, entendendo os atuais projetos que ela desenvolve.

Dica de ouro: Conheça a Fundação Estudar, seus fundadores, seu conselho, os bolsistas, a sua cultura e qual o impacto que ela quer deixar no Brasil. Isso vai te ajudar a desenvolver argumentos alinhados ao que a FE espera de um líder.
Tags: